fbpx
Plenty Park
  • Home
  • Blog
  • Com foco em sustentabilidade, estacionamento passa a oferecer tomadas para carros elétricos

Com foco em sustentabilidade, estacionamento passa a oferecer tomadas para carros elétricos

Plenty Park Estacionamentos - Síndico

Inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas nos estacionamentos de prédios comerciais geridos pela Plenty Park. Em tempos de crescente cuidado com a preservação do meio ambiente, muitas garagens - e seu acúmulo de carros - precisam passar por um processo de reestruturação para se adaptarem às exigências atuais, privilegiando soluções que mitiguem as emissões de gás carbônico produzidas pelos veículos.

É pensando nisso que a administradora possui uma vasta gama de ações de sustentabilidade que podem ser incluídas em seus projetos de terceirização de estacionamentos. Tais medidas vão desde as mais simples até as mais modernas. Algumas delas são opcionais enquanto outras são adotadas em todas as garagens. Com elas, a empresa visa garantir a conformidade às normas vigentes e a geração de benefícios tangíveis e intangíveis para o condomínio.

“NOSSO OBJETIVO É COMBINAR TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA PERMITIR QUE OS PRÉDIOS ATENDIDOS PELA EMPRESA CUMPRAM COM TODAS AS EXIGÊNCIAS DE MANEJO DE RESÍDUOS E OUTRAS REGULAÇÕES AMBIENTAIS QUE DIGAM RESPEITO AO USO DO ESTACIONAMENTO”, afirma Samantha Sequetin, diretora comercial da Plenty Park.

Entre as ações sempre presentes está a instalação de lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis que as opções convencionais, em toda a área do estacionamento. Além disso, a Plenty Park se responsabiliza por realizar a coleta seletiva do lixo gerado no local, garantindo a reciclagem de materiais como plásticos, vidros e metais. Tudo sem custo algum para o edifício. O prédio apenas cede o local para o gerenciamento da empresa, que passa a responder por essas e diversas outras questões.

Bicicletário para reduzir uso de carros

Os prédios comerciais com estacionamento gerido pela empresa também são capazes de estimular seus condôminos a utilizarem meios de transporte alternativos (e menos poluentes). A administradora oferece a instalação de um bicicletário na área da garagem para permitir que os usuários deixem o carro de lado e possam guardar suas bicicletas com a mesma segurança e tranquilidade dos motoristas.

“O BICICLETÁRIO É UMA ÁREA RESERVADA E DE ACESSO EXCLUSIVO AOS DONOS DAS BIKES, ELIMINANDO O RISCO DE FURTOS, ACIDENTES E DANOS CAUSADOS PELOS VEÍCULOS SOBRE AS BICICLETAS”, explica Samantha.

No entanto, a medida que melhor combina sustentabilidade e inovação é a possibilidade de colocação de tomadas para carregamento de carros elétricos nos estacionamentos. A adoção das tomadas prepara o local para o grande aumento de veículos elétricos circulando pelas ruas do Brasil previsto para os próximos anos. O prédio pode definir, ao fechar o contrato, a proporção de vagas com tomadas na garagem.

men bike

Essa ação pode ser muito interessante para o prédio. Além de oferecer mais um serviço de alto nível aos seus condôminos, o edifício adota um posicionamento de vanguarda, elevando sua reputação. A possibilidade de carregar seu carro durante o horário de trabalho também pode ser um diferencial no momento da tomada de decisão de um proprietário de veículo elétrico buscando um prédio comercial para instalar seu escritório ou empresa.

 

“ALGUNS DOS NOSSOS ESTACIONAMENTOS JÁ CONTAM COM ESSA TECNOLOGIA E DADOS PRELIMINARES MOSTRAM UM CRESCIMENTO CONSTANTE DA UTILIZAÇÃO DAS TOMADAS, QUE DEVE SE ACELERAR NOS ANOS QUE VIRÃO”, diz Samantha.

MAS A ADOÇÃO DAS TOMADAS PARA CARROS ELÉTRICOS VAI MUITO ALÉM DA SUA UTILIZAÇÃO EM SI. ELA COLOCA O PRÉDIO À FRENTE DE OUTROS CONCORRENTES NA CAPTAÇÃO DE CONDÔMINOS E DEMONSTRA O COMPROMISSO DO SÍNDICO COM SOLUÇÕES INOVADORAS E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS”, completa ela.

Mais um benefício das tomadas nos estacionamentos

Essa inovação pode auxiliar o condomínio a adquirir certificados de sustentabilidade, que atestam a preocupação da administração do prédio com o meio ambiente. O estacionamento é parte fundamental da aquisição desses selos, bem como a utilização de energias renováveis, economia de energia e reaproveitamento de água e materiais.

Existem muitas outras inovações tecnológicas ofertadas pela Plenty Park para os prédios comerciais que fecham acordos de terceirização do estacionamento. Por exemplo, a administradora utiliza apenas cancelas automáticas em suas garagens, agilizando entradas e saídas, e ainda possibilita a realização de controle de acesso ao local através de sistema de TAG veicular. 

A empresa também inclui em seu pacote a utilização de dois sistemas online exclusivos. O primeiro é voltado para o atendimento do síndico. Nele, o administrador tem acesso ao faturamento do estacionamento, bem como outras informações sobre a taxa de circulação do local e acesso dos carros, sendo possível inclusive saber os períodos de permanência de um veículo específico (com TAG) na garagem.

tela sistema 

Sistemas online facilitam controle e uso do local

"A TRANSPARÊNCIA É UM DOS VALORES DA PLENTY PARK. COM ESSE SISTEMA, PERMITIMOS QUE O SÍNDICO TENHA ACESSO A TODAS AS INFORMAÇÕES DE DESPESA E RENDIMENTO DO ESTACIONAMENTO, PARA QUE POSSA COMPARAR COM OS GASTOS QUE TINHA ANTES DA TERCEIRIZAÇÃO E SAIBA DE ANTEMÃO OS LUCROS DA OPERAÇÃO DO LOCAL QUE SERÃO REVERTIDOS MENSALMENTE PARA O PRÉDIO”, aponta Samantha.

Já o outro sistema tem como público-alvo os usuários do estacionamento. Nele, o proprietário de um carro pode realizar o cadastro de um veículo em caso de troca e comprar online os selos de identificação do carro, que devem ser retirados no local. Outra funcionalidade do sistema é a emissão e impressão dos boletos de pagamento da mensalidade, eliminando qualquer tipo de problema que o usuário possa ter para fazer a coleta das cobranças e possibilitando a redução do gasto de papel.

As medidas de inovação e sustentabilidade implementadas pela Plenty Park são uma mostra de que, como dito anteriormente, esses dois fatores podem e devem caminhar juntos, beneficiando-se mutuamente e produzindo ganhos para os edifícios. Mais: tais ações não têm caráter apenas cosmético, mas são essenciais para o funcionamento facilitado e otimizado do estacionamento, para uma melhor relação entre a administradora e o prédio e para, especialmente, a conservação do meio ambiente e o atendimento às necessidades do público.

 

Administração, operação e

terceirização de estacionamento e garagem

AEROPORTO DE CONGONHAS

Telefone: (11) 2137-4017
Email: congonhas@plentypark.com.br
Hotel Nobile Suites
Rua Nhu-Guaçu, 211
Vila Congonhas - São Paulo - SP

SÃO PAULO

Telefone: (11) 3105-7450 | 3105-4325
Email: comercial@plentypark.com.br
Rua Leandro Dupret, 180
Vila Clementino - São Paulo - SP

CAMPINAS

Telefone: (19) 3294-4534
Email: comercialcampinas@plentypark.com.br
Rua José Paulino, 388
Centro - Campinas - SP